Sobre

O Diálogos com Moçambique é um evento acadêmico concebido e realizado por estudantes moçambicanos em Florianópolis. O objetivo do evento, como o próprio nome sugere é dialogar com, sobre e através de Moçambique.

O evento surgiu da necessidade que os estudantes moçambicanos sentiram de marcar a sua presença na Universidade, mas também, de criar um espaço onde pudessem anualmente socializar e discutir suas ideias sobre Moçambique, conhecer os trabalhos uns dos outros e, difundir reflexões e conhecimentos que estes e outros investigadores estrangeiros interessados ou que pesquisam Moçambique vem produzindo. Portanto, é um evento pensado como espaço de interação, de troca de saberes, de experiências e de conhecimento mútuo entre os moçambicanos e entre estes e a comunidade acadêmica brasileira e não só, a todos outros interessados em conhecer Moçambique.

As ideias de organização do evento surgiram em 2015, mas a sua materialização só foi possível em 2016 – Diálogos com Moçambique I – com o apoio do NUER – Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas e da UFSC através do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH que nos cedeu a sala 110 do Departamento de História. Em 2017 o evento – Diálogos com Moçambique II – contou, novamente com a parceria do NUER e de mais outras duas, a do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e do Grupo de Pesquisa Políticas de Linguísticas Críticas.

Neste ano de 2018, desafiamo-nos novamente a organizar o Diálogos com Moçambique III com o apoio das professoras Simone Schnidt e Cristine Severo compondo a comissão organizadora junto com Calawia Salimo, Hélio Maúngue, Ezra Nhampoca e Hélder Amâncio. Tivemos ainda a parceria da UFSC, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, Núcleo de Literatura, Grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Aos quais os estudantes moçambicanos agradecem, pois, sem estas parcerias não teria sido possível organizar o evento e gostaríamos de continuar a contar com o vosso apoio para os próximos eventos.

Nos dois diálogos anteriores a este terceiro, realizamos o evento na semana da data da independência de Moçambique (25 de Junho), como forma de começar, mas também, de render homenagem àqueles que dedicaram suas vidas para que Moçambique se tornasse independente e capaz de caminhar com os seus próprios pés. Porém, por razões alheias a vontade da comissão organizadora (especialmente por indisponibilidade de sala nas datas anteriormente previstas), este terceiro Diálogos realizou-se nos dias 02 e 03 de julho de 2018 no Auditório Henrique Fontes.

O evento reuniu tanto estudantes, pesquisadores e professores moçambicanos, assim como, brasileiros e outros estrangeiros de diferentes níveis (graduação, mestrado, doutoramento) e contou com a participação de 35 pessoas no primeiro dia 02/07/2018 e 30 pessoas no segundo dia 03/07/2018, entre oradores, moderadores e ouvintes.